Aldeia Tradicional
Com mais de sete séculos de história, Paderne está situada na parte interior do concelho de Albufeira, tendo como elemento patrimonial mais importante o seu castelo, o qual foi conquistado aos Mouros por D. Paio Peres Correia, em 1248.
A antiga povoação situava-se no interior das muralhas do seu castelo. Tendo ficado arruinada após o terramoto de 1755, foi progressivamente transferida para norte, a cerca de 2 km de distância do castelo, onde se localiza atualmente.
Situada na confluência da Ribeira do Algibre e da Ribeira de Quarteira, Paderne, é uma típica aldeia do barrocal algarvio, que apesar de estar a apenas a uns 12 Km do litoral, mantém fortemente as suas tradições, usos e costumes, possuindo orgulhosamente uma das mais antigas bandas filarmónicas a sul de Portugal, fundada a 1 de Maio de 1859.
Mantendo fortemente as suas características rurais, com traços de uma aldeia do interior, com o seu castelo, e outros pontos de interesse paisagístico merecedores de visita, a riqueza produzida na aldeia nos seus períodos altos, deixou marcas arquitetónicas que o tempo teima em apagar, como é o testemunho das casas agrícolas de grandes dimensões, localizadas tanto na malha urbana da aldeia, como nos montes que a rodeiam. Na aldeia, algumas destas casas são revestidas com fingidos que rivalizam com alguns dos existentes nos palácios de Sintra e Lisboa.
Pontos de visita obrigatórios: Castelo de Paderne, Igreja Matriz, Biblioteca Museu do Jornal Avezinha, Casa Museu do Acordeão, Filarmónica de Paderne, Moinho do Leitão.