Património Etnográfico
Terminada a publicação do jornal “A Avezinha” e encerrada a atividade da empresa sua proprietária, Edigarbe-Sociedade Editora do Algarve Ldª, foi decidido criar uma nova estrutura cultural de modo a preservar o nome do quase centenário do jornal e aproveitar o imenso espólio que o mesmo deixou.
Inaugurada no dia 1 de Maio de 2016 a Biblioteca Museu do Jornal “a Avezinha” veio permitir aos Padernenses e não só, ver e utilizar sem qualquer encargo, milhares de livros e todo o acervo bibliográfico do jornal, isto no piso onde funciona a biblioteca, pois na cave foi instalado o museu onde as máquinas e demais equipamentos recordam a atividade de muitos anos na ligação aos jornais.
As máquinas expostas não falam, mas dão a entender o que foi feito, durante dezenas de anos, por um jornal que na sua longa história levou o nome de Paderne e do concelho de Albufeira aos mais diversos locais do país e do Mundo.
Máquinas de escrever (algumas com mais de cem anos), computadores de diversas dimensões e um grande número de aparelhos, fazem parte do espólio do jornal e muitas publicações editadas pela empresa.
Além destes poderão ser vistos os duplicadores a stencil que imprimiram os pequenos jornais “ Voz da Casa do Povo” e “A Faceal”.
As máquinas fotográficas revelam as grandes alterações tecnológicas havidas ao longo dos tempos e as zincogravuras (peças metálicas que mostram como eram publicadas as fotografias nos jornais) são algumas das curiosidades deste museu que justifica uma visita pelo seu valor histórico e documental.
Rua Miguel Bombarda nº 67-69
Paderne
Visitável / Não Visitável: Visitável.
Telf: 289 367 673
Segunda-feira: das 9h30 às 16h30 e das 19h00 às 20h00
Terça a Sexta-feira: das 9h30 às 16h00
Sábado: Encerrado
Domingo: 11h00 às12h00
Acessibilidade: Pedonal, bicicleta ou automóvel. Acessível a mobilidade reduzida apenas na área da biblioteca (r/chão). O museu fica na cave e o acesso é feito por escadas.