Área Marinha Protegida
Com um dos seus locais de maior biodiversidade no território do Geoparque Algarvensis, a Pedra do Valado é o maior recife rochoso costeiro a baixa profundidade em Portugal, beneficiando de condições naturais singulares que permitem suportar uma biodiversidade marinha única.
É uma das áreas marinhas mais ricas e produtivas da região do Algarve, com muitas espécies de interesse comercial e que suporta muitas atividades económicas e modos de vida que dependem da sua conservação.
Com aproximadamente 156km2, estende-se desde o Farol de Alfanzina, a oeste, até à Marina de Albufeira, a este, abrangendo os territórios de Lagoa, Silves e Albufeira, até uma distância da costa com cerca de 50m de profundidade. Na Pedra do Valado, estão identificadas 889 espécies para toda a região, o que corresponde a 70% do total das espécies identificadas entre Lagos e Faro, com 45 novos registos para Portugal, e 12 novas espécies para a ciência.
A 5 de Janeiro de 2024, a Resolução do Conselho de Ministros nº1/2024, aprova a criação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, passado a ter um estatuto de proteção e conservação próprio.
Para mais informações consultar CCDR-Alg ou ICNF
Créditos Fotográficos:
©CCMAR_JoãoRodrigues